Oubliez tous vos clichés

por valeriamidena em August 29, 2011

ZAZ

ZAZ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma voz doce e rouca que canta com entusiasmo e simplicidade de menina, mas atitude e competência de gente grande.

O canto inovador de Isabelle Geoffroy – ou Zaz, como é conhecida – é uma tradução musical do mundo contemporâneo, onde as fronteiras entre oriente e ocidente, tradição e inovação, acústico e eletrônico já não se distinguem – e nem fazem mais sentido. Com simplicidade, elegância e uma identidade muito própria, Zaz traz em sua música as mais diversas influências: do jazz ao blues, da tradicional música francesa aos cantos mouriscos, dos sons africanos ao ritmo latino. O resultado é arrebatador: uma música inovadora, carregada de personalidade, emoção e alegria.

Seu primeiro cd, lançado no início de 2010, ficou por meses entre os mais vendidos na Europa, e colocou Zaz entre as grandes revelações da música francesa contemporânea. Sua canção de mais sucesso, ‘Je veux‘ (‘Eu quero’), traz o arroubo e o frescor da juventude, em sua ode à liberdade e sua crítica aos padrões estabelecidos na sociedade de consumo. Romantismos e contradições à parte, num cenário musical permeado por lugares-comuns, ouvir uma voz poderosa e bem humorada como a de Zaz cantando ‘oubliez tous vos clichés‘ é um delicioso e divertido prazer.

O mesmo cd traz um belíssimo cover de ‘Dans ma rue‘ (‘Na minha rua’), originalmente gravada pela grande voz rouca da música francesa, Edith Piaf. E se na voz de Piaf a canção era lindamente noturna e melancólica, na voz de Zaz adquire outra forma beleza – agora, solar e vibrante.

C’est ça: oubliez les cliches – et vivre la différence.


Para ver e ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=AQ9zeDd0mpg
Para saber mais: http://www.zazofficial.com/be-fr/node/105

2 comments

Cara Valéria!

Obrigado pela recepção tão carinhosa! Seu trabalho é notadamente diferente e criativo. E a ZAZ é maravilhosa, não? A conheci procurando coisas na internet na tentativa de aprender francês sozinho. E me encantei com ela! Gosto muito das músicas “Je veux” e “Trop Sensible”. Voltando ao seu “Sobre todas as coisas”, achei garimpando coisas interessantes no Facebook. Abraços e parabéns pelo seu trabalho!
Fernando Ferreira Jr.

by Fernando Ferreira Jr. on 3-1-2012 at 23:27:41. Responder #

Fernando, é um prazer tê-lo por aqui! Apareça sempre – e comente, critique, contribua… quanto mais colaborarem, mais aprenderemos! Um abraço e muito obrigada.

by valeriamidena on 3-6-2012 at 22:34:37. Responder #

Leave your comment

Required.

Required. Not published.

If you have one.